A OAS possui uma trajetória marcada por comprometimento e competência na execução de seus projetos. A empresa acredita que é de extrema importância construir e manter um ambiente de trabalho favorável, baseado em uma cultura ética e transparente, no qual as pessoas depositem orgulho, integridade e dedicação.
O Código de Conduta da OAS estabelece e dissemina regras, princípios e valores que regulam sua atuação no mercado, bem como guiam a ação profissional de todos os seus colaboradores e parceiros, a fim de manter o bom desempenho de suas atividades e o relacionamento harmonioso entre os públicos interno e externo, colaboradores, clientes, comunidade e terceirizados.
Com sua implantação, em 2014, a OAS reafirma seu compromisso com o cumprimento de todas as leis aplicáveis às suas atividades econômicas e com os valores éticos.
Todos os colaboradores, entendidos como os empregados, estagiários, conselheiros, diretores e quaisquer representantes da OAS, devem estar cientes e agir de acordo com estes princípios em todas as funções e atividades do dia a dia e tendo-os como norte para convívio entre si, com a comunidade e com o poder público. O Código de Conduta da OAS também deve ser transmitido e aplicável a todos os fornecedores de bens e serviços, bem como às consorciadas e às sócias parceiras da OAS, os quais devem respeitar e cumprir as regras de conduta descritas no código para manterem uma relação comercial com a OAS. De forma constante, a OAS conduz esforços neste sentido, para que o Código de Conduta seja assinado e compreendido por todos.
Canal Ética OAS
O que é?
O Canal Ética OAS é o meio pelo qual podem ser comunicadas eventuais violações ao Código de Conduta, às normas internas e à legislação vigente, apresentadas denúncias de fatos que acarretem em danos à imagem e operação da OAS, bem como esclarecidas as dúvidas sobre o conteúdo e sua aplicação. As comunicações são analisadas pelo Comitê de Compliance, órgão responsável por acompanhar o cumprimento das normas, responder as dúvidas apresentadas e coordenar as investigações de denúncias, feitas de forma confidencial.
Qual sua importância?
É uma ferramenta de fundamental importância no programa de integridade da empresa, pois as condutas praticadas e comunicadas serão avaliadas para que sejam tomadas as devidas providências, a fim de mitigar eventuais danos.
Como funciona?
O processo interno funciona da seguinte forma: o manifestante registra relato por meio de canal de denúncia, que pode ser identificado ou anônimo.
O Comitê de Compliance é o responsável pela análise e coordenação das investigações sobre o fato apresentado, além de responder às dúvidas expressadas. Após conclusão, o Comitê tomará uma decisão e estabelecerá as ações corretivas necessárias para o caso. Por motivos de segurança e confidencialidade, a conclusão da apuração é comunicada apenas aos manifestantes que se identificarem.
Para contatar o Canal Ética OAS é importante ter previamente as seguintes informações:
- Onde, como e quando ocorreu o fato?
- Quem são os supostos envolvidos e responsáveis?
- Quais os motivos aparentes?
Onde posso encontrar exemplos de violações ou situações conflitantes?
O Código de Conduta OAS apresenta situações hipotéticas demonstrando qual deve ser a ação de seus colaboradores.
São alguns exemplos de casos de comportamentos e ações em não-conformidade com o Código de Conduta: corrupção, assédio moral ou sexual, desvios financeiros e favorecimento ilícito, uso de informações privilegiadas, tratamento desigual e condições inadequadas de trabalho e segurança.
Quais públicos atende?
O Canal Ética OAS atende a todos os colaboradores da OAS, diretos ou indiretos, que desejem realizar comunicações de boa-fé, com responsabilidade e compromisso ético.
Vale ressaltar que a apresentação de falsas acusações ou informações incorretas e inverídicas também constitui uma violação ao Código de Ética.